sábado, 1 de agosto de 2009

Design, inovação e visão de futuro



Design significa projetar, planejar, designar. Todos os significados utilizados para definir “projetar” têm relação com distâncias, no espaço ou no tempo. Assim, design é uma ação distante desse momento atual e do ponto de partida. Entende-se, portanto, que design apresenta conceitos de futuro.

A maioria dos objetos do nosso cotidiano, mesmo os mais inovadores e cobiçados, foi pensada e projetada há muitos anos.
Parece que a internet é uma inovação de apenas 15 anos e que, em tão pouco tempo, mudou tanto nossas vidas. No entanto, o que a maioria dos usuários não sabe é que a Web tem sido pensada e desenvolvida há muitos anos. Logo após a Segunda Grande Guerra, na década de 50, já havia esse desejo expresso por consumidores e empresários. Não havia ainda tecnologia economicamente viável, nesse caso, associada aos microcomputadores.
Em 1955, a Disney construiu a Tomorrowland (Terra do Amanhã) na Disneylândia. Nela, apresentou a “Casa do Futuro”. A ideia era apresentar como se imaginava o ano 2000 nos anos 50.
Na mesma época, a Frigidaire, cozinhas da General Motors, elaborou um filme intitulado Design para Sonhar, que se apoiava nas mesmas ideias e se materializou em ambientes projetados para esse fim. Com os poucos recursos de efeitos visuais que existiam na época, foi possível fazer o público acreditar que esse futuro seria possível.
Em 1957, em Paris, foi apresentada a Paris Exhibition of Future, uma visão do ano 2000. Hoje, é possível encontrar filmes na internet sobre esses eventos e verificar como muito do que temos hoje ou muito do que sonhamos ter foi pensado há mais de 60 anos.
As “senhoras do lar” dos anos 50 devem ter achado absurdos muitos dos objetos propostos naquele momento, como um computador que processa receitas e prepara alimentos sem a necessidade do esforço humano, ou armários de cozinha automatizados e dotados de contenedores com dosadores, que, com um simples toque nos vidros (touch screen), deslocavam-se até o usuário, sem necessidade de escadas e torcicolos; ou ainda escolher, encomendar e comprar produtos por um monitor de tevê (Web).
A pergunta de muitas dessas mulheres deve ter sido: "o que eu vou fazer da minha vida se minha cozinha fizer todo o meu serviço"? E algumas mais preocupadas devem ter pensado: "como vou arrumar um marido se não tiver que me dedicar ao lar"?
De fato, a pergunta era essa, mas a resposta que interessava não era delas, mas de suas filhas, que hoje estão com aproximadamente 40 anos e não querem passar a vida na cozinha, nem presas às tarefas do lar.
O mais importante nessa situação é entender que o design permite tornar o futuro possível e viável. A partir dos objetos, ambientes e serviços que são projetados, estamos possibilitando a todos a oportunidade de ver um futuro em comum.
As ideias que estavam na cabeça de cada um passam a ser compartilhadas em um exercício multidisciplinar, que permite que todos dêem sugestões e aprimorem os conceitos para torná-los concretos. Quanto melhor é o design desse futuro, maior a possibilidade de as pessoas acreditarem nele e se esforçarem para fazer parte do mesmo.
Design é isso: ajuda-nos a criar realidades que ainda não existem, mas que são possíveis de existir no futuro. Pode ser a reforma do interior de um apartamento, quando o design nos permite ver como será nossa vida num futuro próximo, em poucos meses – mas também nos ajuda a vislumbrar situações mais distantes, de 20 anos ou mais.
Empresas precisam investir em design, para estar constantemente preparadas para o futuro. Muita coisa pode acontecer e mudar o programado e o planejado, mas esse tipo de surpresa acontece com todos. São guerras, atentados terroristas, crises financeiras como esta que estamos vivendo.
As empresas devem perceber que alguns de seus produtos e serviços poderão desaparecer apenas estudando consumidores com hábitos já conhecidos e que serão maioria em breve. Se essa análise nos mostrar que a empresa terá dificuldades mantendo-se como está, o passo seguinte é começar a projetar mudanças, e a inserção de design pode ser uma delas.
Pensar o futuro, daqui a 20 anos, pode nos ajudar a conhecer esses novos produtos e serviços e verificar tendências de consumo através dos hábitos das pessoas de hoje e, dessa forma, ter tempo para desenvolvê-los. O design é multidisciplinar, com várias metodologias que permitem compreender o comportamento das pessoas hoje e criar e desenvolver novos produtos.
Pensar no futuro é prioritariamente acreditar nele, se entendemos que o design está focado no usuário, no ser humano. Então, obrigatoriamente, o foco principal do design é permitir sempre um futuro melhor para o ser humano.
Dessa forma, a inovação está diretamente associada à melhoria da qualidade de vida, ao alavancar a longevidade, promover a responsabilidade e servir a longo prazo. Portanto, design é inovação e a visão de um futuro melhor para todos.

Artigo originalmente publicado em Jovens Profissionais: os melhores do design de ambiente 2009

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