quarta-feira, 29 de julho de 2009

Como contratar um jovem arquiteto ou designer

Com este texto, espero orientar o cliente na escolha e contratação de um jovem profissional. Espero também que os jovens que estão iniciando suas carreiras lembrem-se sempre dos cuidados necessários e básicos para o sucesso profissional.
Antes de tudo, o cliente deve verificar se o jovem é formado e se possui todos os documentos exigidos por lei.
Provavelmente, por estar iniciando a atividade profissional, ele não tenha uma empresa aberta, o que não implica em nada legalmente, mas, como profissional liberal, ele precisa estar de acordo com as leis, ou seja, deve fornecer uma nota por prestação de serviços de autônomo e recolher imposto por isso.
Como qualquer profissional regulamentado, ele é também o responsável pelos projetos e execução dos serviços para os quais foi contratado. Todos os serviços terceirizados que assumir serão de responsabilidade dele.

O que é preciso saber antes de contratar um jovem profissional?
Primeiramente, ser um jovem profissional significa ter menos experiência do que profissionais com mais tempo de mercado.
Por isso, seus custos provavelmente serão menores que os de profissionais mais experientes mas ser mais barato não significa que ele não deva cumprir os compromissos profissionais que assumiu. Portanto, para ambas as partes, o melhor é iniciar com um contrato de prestação de serviços especificando bem os direitos e deveres de cada uma.
Bom, agora que sabemos que experiência é algo que falta a esse profissional, o importante é você, cliente, lembrar-se sempre disso. Se houver momentos na obra em que surjam dificuldades extremas ou de risco e o profissional contratado nunca tenha passado por uma situação similar, é importante que o assunto seja abordado abertamente entre as partes e, se necessário, que se contrate um especialista para resolver o problema.

Como verificar se o profissional é bom?
Mesmo sendo iniciantes, os profissionais podem ter qualidades que demonstrem seu potencial para a área. É muito difícil para o cliente saber avaliar isso em um jovem profissional: é uma tarefa de professor.
Portanto, recomendo que o cliente verifique vários itens que acompanham as qualidades de um arquiteto ou designer e que são perceptíveis mesmo para quem não conhece a área.

Organização
Um bom profissional definirá todos os elementos e materiais que comporão o ambiente. Portanto, deve apresentá-los detalhadamente. Provavelmente, mostrará produtos de mercado, catálogos, fotos, etc.
Já na primeira apresentação, é possível perceber se o profissional é organizado. Caso contrário, a mesa de reunião ficará impraticável em pouco tempo, e você não saberá mais qual produto foi escolhido e qual foi descartado.
O tempo é um fator importante nessa relação. Se o profissional não tiver domínio da apresentação, esta poderá durar uma eternidade e não se aprofundar em decisões. Por outro lado, em certos momentos, é importante deixar a discussão se alongar um pouco no sentido de entender e verificar se a idéia foi bem compreendida.
Como você pode ver, uma ou duas reuniões são suficientes para perceber se o jovem profissional é organizado ou não.

Planejamento
Projeto é sempre uma ação de futuro. Não há como exercer essa profissão sem planejamento, afinal, você quer uma data para mudar, para inaugurar a reforma e por aí vai.
Um bom profissional deve sempre criar um cronograma de atividades e apresentá-lo ao cliente para sua aprovação. O que pode acontecer com um jovem profissional que está iniciando a carreira é que este talvez elabore um cronograma mais elástico, no qual as fases envolvidas demorem mais do que você gostaria.
Isso é comum, pois ele não tem experiência para se arriscar em prazos curtos. No entanto, é melhor isso do que você pedir o serviço para amanhã e não ficar pronto.
Exija um cronograma físico financeiro que amarre a cada etapa o quanto vai gastar, incluindo a remuneração desse profissional. Esses planejamentos mais elásticos também permitem que você possa adequar melhor seu orçamento à obra.

Apresentação
Esse profissional vai cuidar de cada detalhe de seus futuros ambientes. É importante que demonstre cuidados estéticos e que você saiba avaliar isso.
Esse profissional geralmente visita obras, que são locais com muita sujeira. Se você aparecer num momento desses, pode ser que ele não esteja preparado para conversar com você.
Por isso, marquem as reuniões e suas pautas com antecedência. Sim, pode ser que, em algum momento, vocês tenham de se encontrar na obra mas todos devem estar preparados para isso, inclusive, se for necessário, com equipamentos de segurança.
Em reuniões em salas de trabalho ou na residência do cliente, o profissional deve demonstrar uma boa apresentação pessoal e de seus trabalhos. Verifique como ele apresenta seus desenhos e projetos. O ideal é que cuide bem dessas imagens, pois são registros legais da prestação de serviços.
Não quer dizer que ele não possa riscar e rabiscar por cima de desenhos que já estão prontos, mas o ideal é que os traga em uma pasta ou em um canudo, com toda a proteção necessária. Além disso, os desenhos devem estar em dimensões adequadas, para que todos os envolvidos na reunião possam observá-los sem dificuldade.

Linguagem
Também é importante que o profissional tenha capacidade de traduzir as idéias e os desenhos em imagens claras e objetivas.
Ele deve elaborar desenhos que permitam que você, cliente, entenda as idéias. Desenhos muito técnicos não costumam ajudar nesses momentos. O profissional deve apresentar ilustrações perspectivas e desenhos coloridos que ajudem a transmitir a idéia.

Atenção
Ser atencioso não é apenas uma questão de etiqueta social: é também importante para desenvolver o projeto.
O profissional deve ter a capacidade de ouvir. Deve permitir que o cliente transmita seus anseios e desejos e deve interpretá-los e traduzi-los em seu trabalho e, principalmente, deve demonstrar preocupação com o usuário, com aquele que usufruirá o ambiente.
Este geralmente é um ponto de atrito dentro da casa do cliente: quando os pais desejam coisas diferentes que os filhos. Nesse momento, um bom profissional saberá ouvir e traduzir.

Preço
Faça sempre três orçamentos. Não tenha receio de consultar os custos antes de iniciar as atividades. Assim como qualquer outro profissional, o jovem depende deles para sobreviver.
Nenhum profissional trabalha de graça. Portanto, evite solicitar estudos para “ver como é que fica”. Cada etapa que esse profissional desenvolver será cobrada, e assim deve ser.

Esta publicação apresenta alguns exemplos de jovens profissionais com potencial. Isso significa que já passaram por alguns filtros pelos quais percebemos a qualidade de seus projetos, de suas idéias e das execuções. Aproveite as indicações.

artigo publicado originalmente em Jovens Profissionais 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário