quinta-feira, 8 de abril de 2010

Qual é a relação que os seres humanos estabelecem com a Natureza?

Qual é a relação que os seres humanos estabelecem com a Natureza?
Esta compreensão pode nos ajudar a entender melhor nossos comportamentos e nosso futuro. Há momentos claros em que a competição é evidente e nesse caso ambos perdem. Há momentos de diálogo, de ações e repostas que ninguém ganha. Mas, há momentos em que juntos podemos fazer algo a mais, e aí, quem ganha somos todos nós, principalmente as futuras gerações, pois ganhamos mais tempo de vida. Afinal, não gostamos de colocar nossas vidas no lixo.
Lixo parece ser aquilo que ninguém quer e que é proveniente das atividades humanas.
Mas, que lixo é esse? Só porque não queremos mais alguma coisa ela passa a ser lixo? E quando o que descartamos serve para outros ou para algo, ainda é lixo? E quando ninguém quer o que descartamos e não serve para mais nada, é lixo?
E se o lixo é aquilo que não serve mais para nós nem para os outros, não serve para mais nada, agride o meio ambiente e demora tanto para se decompor, porque geramos tanto lixo?
Conceitos precisam ser reciclados também. Paradigma é um modelo, um padrão que passa a ser seguido pela maioria da sociedade como certo. É um pressuposto filosófico em que uma ideia pode desenvolver uma teoria que se torna uma base, uma referência científica para estudos e pesquisas. Por este motivo, é difícil mudar paradigmas e, também, é difícil perceber que estes mudaram.
O uso dos sentidos associados às nossas inteligências é o que nos torna humanos. Por isso, nos parece difícil acreditar que muitas das nossas ações sejam humanas, por estarem tão distantes de sentimentos e de inteligência.
É muito fácil compreender que o planeta Terra não precisa da existência do ser humano para continuar existindo. No entanto, o inverso não é válido, o ser humano precisa da existência da Terra para sua sobrevivência. Mesmo assim temos dificuldade de executar ações com este comprometimento no nosso dia a dia. Se quisermos que futuras gerações tenham um futuro melhor, é imprescindível que a Terra seja um lugar melhor do que é hoje.
O pensamento Ocidental demonstra que nossa existência nesta nossa casa (ECO) chamada Terra depende de compreender nossas relações com cada um dos elementos: o fogo, a água, a terra e o ar. Muito do que utilizamos, que nos agrada e que não descartamos, também causam grandes impactos ao meio ambiente e nem por isso o chamamos de lixo, ou seja, comprometemos a vida de nosso Planeta também com coisas que nos parecem úteis, imprescindíveis ou das quais gostamos.
O importante para nossa reflexão é perceber que para garantir nossa existência no futuro, preservando todos os valores sociais, culturais, econômicos e ambientais da nossa sociedade devemos garantir a existência deste Planeta com os recursos necessários para a sua sobrevivência.
Isto é sustentabilidade.
Alvaro Guillermo
Curador

Nenhum comentário:

Postar um comentário