quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Design inglês nos trópicos

Móveis moderninhos da Established & Sons chegam ao Brasil, trazendo o melhor da vanguarda artística em decoração

Por Vanessa Barone publicado na Isto É dinheiro - http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/27857_DESIGN+INGLES+NOS+TROPICOS

Esqueça os papéis de parede floridos e as poltronas com aspecto do início do século XX. O design inglês que acaba de desembarcar no Brasil não tem nada de antiquado. Pelo contrário: representa o que de mais contemporâneo tem sido produzido pela vanguarda mundial. Assim são as criações da Established & Sons, fabricante de móveis e artigos para iluminação e decoração estabelecida em Londres desde 2005.

18.jpg
Alasdhair Willis: é o CEO da Established & Sons, da Inglaterra

A Established fechou um contrato de exclusividade no Brasil com a Micasa, loja de mobiliário sofisticada que fica no bairro do Jardim América, em São Paulo, que passa a representá-la no País. Os primeiros móveis, luminárias e objetos começaram a chegar à Micasa no final do mês passado – e já dão um belo panorama do acervo da Established, cuja principal característica é trabalhar com os designers mais criativos e irreverentes do mundo.

A fabricante inglesa tem entre os fundadores Alasdhair Willis, marido da estilista Stella McCartney, ou seja, genro do ex-beatle Paul McCartney. “Nossa missão era de criar uma empresa líder mundial em design que proporcionasse uma plataforma comercial de sucesso para a Inglaterra”, comenta Willis, que é também o CEO da Established & Sons.

19.jpg
Wrongwoods: bufê para sala de jantar de autoria dos designers Richard Woods
e Sebastian Wrong especialmente para a fabricante Established & Sons

“Os designers britânicos ainda são a base do nosso negócio, mas estamos abertos para trabalhar com os melhores designers do exterior”, diz Alasdhair Willis à DINHEIRO. Entre os artistas que já criaram peças para a empresa estão o britânico Richard Woods e a arquiteta iraquiana Zaha Hadid.

22.jpg
Gaveteiro Stack: com abertura para os dois lados, a peça foi desenhada pela dupla Raw Edges e Shay Alkalay

O time ainda tem os designers Sebastian Wrong, Jasper Morrison, Amanda Levete (Future Systems), Mark Holmes, Raw Edges e Shay Alkalay. “A principal vantagem da empresa é que ela reúne tanto o design comercial quanto o trabalho artístico”, diz Houssein Jarouche, proprietário da Micasa.

20.jpg
Tudor Chair: a cadeira desenhada por Jaime Hayon já pode ser encontrada na Micasa, em São Paulo

De acordo com Jarouche, a casa inglesa, apesar de jovem, já tem uma importância mundial por reunir grandes nomes do design e por se apropriar de objetos do cotidiano e dar a eles um desenho com emoção. “As peças são lúdicas e, ao mesmo tempo, têm simplicidade e função. A Established quer mostrar que, por meio do design, podemos ter uma vida melhor.”

21.jpg
Mesa Aqua Table: o móvel com pés na forma de gotas, criação da arquiteta
iraquiana Zaha Hadid, é uma das vedetes da coleção "Signature" da casa britânica

Segundo Jarouche, entrar no Brasil já estava nos planos da empresa britânica. O namoro com a Micasa foi breve, de poucos meses. “Eles se surpreenderam com a qualidade dos nossos estabelecimentos”, diz Jarouche. “Não estão preocupados com o volume, mas em estar nas lojas certas”, diz o empresário. De acordo com Jarouche, nesse momento, a Established também procura por designers brasileiros que possam integrar seu elenco.

17.jpg
Torch light: lustre feito de várias luminárias unidas, do artista Sylvain Willenz. Disponível nas cores preto e vermelho

Entre os trabalhos que mais chamam a atenção estão os desenvolvidos em parceria com Zaha Hadid, como a mesa Aqua, cujos pés parecem pingos escorridos do tempo, e os bancos Nekton – cujas formas orgânicas lembram células e podem ser agrupados ou usados separadamente. Segundo a empresa britânica, muitas de suas peças desafiam a tecnologia e as leis da física. A intenção é aproveitar a originalidade e a energia do talento emergente, bem como produzir o trabalho de talentos já consagrados.

“Os trabalhos feitos com Zaha são os que mais chamam a atenção pela dificuldade de sua elaboração. São curvas dificílimas de executar e que poderiam comprometer a qualidade, se feitas de qualquer maneira”, diz o arquiteto Alvaro Guillermo, professor da ESPM, de São Paulo, e diretor da Mais Grupo, agência de estratégias criativas. “Acredito que os produtos da Established terão uma boa aceitação por parte do público brasileiro, porque buscam o diferente e o bem humorado.” Tudo com o mais sutil e rascante humor inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário