terça-feira, 8 de março de 2011

Design: do virtual ao digital

 

Design: do virtual ao digital

Livro aborda relação entre design e novas tecnologias


Em Design do Virtual ao Digital, Alvaro Guillermo discute o "fazer design" e os rumos da profissão a partir do avanço tecnológico dos últimos anos
Após incursões de sucesso no campo do design, Alvaro Guillermo lança seu primeiro livro: Design do Virtual ao Digital. O livro aborda a relação entre o design e a tecnologia, posicionando o leitor sobre o que é design, seus conceitos e mudanças até os dias de hoje.
Com uma linguagem clara, estudantes de design, educadores, webdesigners, enfim, profissionais da área ou interessados em conhecer aspectos importantes, que vão desde a escolha do termo design para definir a abrangência do estudo, passando pela relevância da Escola Bauhaus, precursora na arte de fazer com que produtos criados há quase um século continuem a ser objetos do desejo.
O texto de Guillermo mostra que o design tem facilitado muito o uso das novas tecnologias. "Os equipamentos ficaram mais fáceis de serem utilizados e mais "amigáveis". O mesmo ocorreu com os softwares que acompanhados da imagem, ficaram mais acessíveis. A revolução que foi o sistema Mac e Windows, baseados em linguagem de ícones, nada mais é do que design de imagens", explica Guillermo.
"Design diferencia-se claramente do desenho por iniciar-se, especificamente, em uma atividade intelectual, de pensamento, definindo assim o ambiente como virtual e o tempo futuro. As novas tecnologias da informação, em especial a tecnologia digital, têm contribuido para o desenvolvimento da materialização da idéia, dos desenhos e dos modelos físicos. O design iniciava-se em uma atividade projetual que se tornava realidade no material. Hoje, graças à tecnologia digital, esse se desmaterializa para retornar a uma nova realidade, que é a realidade virtual do ambiente digital."

Onde comprar: demais editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário