terça-feira, 8 de março de 2011

Emergência – a vida integrada de formigas, cérebros, cidades e softwares.



JOHNSON, Steven. 2003. Emergência – a vida integrada de formigas, cérebros, cidades e softwares. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor
Uma breve história dos sistemas emergentes: aqueles que dispensam o controle centralizado e se auto- organizam de baixo para cima. Traça ainda a gênese do comportamento emergente, que compreende desde as crianças habituadas para o controle mediado por novos softwares até o movimento antiglobalização. Discute os conceitos de liderança, e de pensar em termos de fenômenos coletivos tratando os comportamentos tipo bottom-up e top-bottom. De acordo com Johnson, a teoria e a pesquisa sobre a emergência vive o melhor momento. Primeiro tivemos a curiosidade de entender o fenômeno da auto-organização, e depois a questão da auto-organização tornou-se um objeto de estudo em si mesmo. Atualmente estudiosos da emergência buscam interpretar o mundo para modificá-lo. 
O livro começa com esta analise entre um diagrama do cérebro humano e um mapa da cidade de Hamburgo de 1850. " não é coincidência que a grande maioria das invenções do último molênio tenha surgido nos centros urbanos" JOHNSON, Steven, pag 85.

Nenhum comentário:

Postar um comentário